sexta-feira, 7 de junho de 2013

O dia da Consciência Negra mobilizou a comunidade Champagnat! Os alunos foram convidados a assistir videos alusivos a questão, os professores instigaram a refletirem sobre suas identidades e os alunos revelaram-se defensores da sua raça ou identidade.







                             
       
                               
                                           





      


                                                                          RACISMO
Depois de navegar em vários textos,observar várias situações sociais, formatei o meu olhar diante da questão racista.
Esta é uma problemática social inconcebível. O século  XXI, conhecido como Era evoluída, ainda encontra-se preocupado com a cor da pele das pessoas,como se a pele revelasse o conteúdo, o carater ou o valor  das pessoas.  
É abominável o fato que marcou o século XVIII,onde pessoas tomavam posse da vida de outras,pelo simples acaso de possuírem maior conhecimentos e mais poder aquisitivo.Essas pessoas eram tomadas por terem conhecimento restrito(Ignorância). Portanto, não sabiam se defender(expressão oral). Os ricos viram nos mais humildes, a mão de obra que precisavam.Passaram a viver nas terras dos patrões, com direito a Angu para comer,chão para dormir.Eram tratados com monstruosa desigualdade,por terem aspecto que  fugia dos padrões,criado por homens soberbos, que os chamava de feios,fétidos e ignorantes .Eram levados ao trabalho forçadamente,e depois vieram os castigos ,as correntes ,os açoites e a morte para quem contestasse suas obrigações.
Por ter sido longa a escravatura, que durou  um período de 1530 a 1888, os escravizados tiveram que se adaptar ao novo jeito de viver(como um bicho que se adapta ao meio). Como lhes foi tirada a liberdade, começaram a se adaptar ao novo Meio ,usando palhas para acomodarem -se ao dormir,reaproveitavam restos da colheita(feijão,milho,mandioca) ou restos de    
 animais(miúdos,vísceras),ao fim de cada dia eram recolhidos e trancados em um grande cômodo ,onde todos ficavam. Para alegrarem-se, acendiam fogueiras e dançavam ao som de tambores.E para consolar suas dores ,invocavam seus santos"preto velho". E assim , dentro do universo criado por eles, formou-se hábitos,costumes,religiosidade, que chamamos de CULTURA. 
Os brasileiros até hoje compartilham destas heranças deixada pelos antepassados  quilombolas.Devemos lembrar que a atitude de escravizar persiste até hoje, sob várias formas (analfabetismo,prostituição,vicíos, medo, fobias sociais). O que tornou possível a escravatura no passado , não pode se repetir na atualidade, que é deixar que a IGNORÂNCIA, roube a nossa liberdade.A falta de conhecimento aprisiona , quem vive numa sociedade de desigualdades. O conhecimento nos liberta ,até de nós mesmos! Pois quem  amadurece a cada dia e fica aberto ao renovo,adquiri um novo olhar para a vida.
Percebo que as pessoas traçam padrões para se mesmas,esquecem que as nossa diferenças, é que nos torna ÚNICOS. liberte-se desta concepção racista,pois este é um sentimento primitivo, e todo aquele que se diz civilizado deveria saber que a nossa pele é a nossa IDENTIDADE.


É ASSIM QUE EU PENSO!
Professora Katia Eleutério



Nenhum comentário:

Postar um comentário